Exercício aeróbio e trabalho de força emagrece? :: Márcia Braga

Seu bem maior é sua saúde.

Exercício aeróbio e trabalho de força emagrece?

05/07/2013 14:59
 
Segundo o doutor e mestre em Biodinâmica do Movimento Humano, Charles Ricardo Lopes, o treinamento de força não age no emagrecimento, mas sim, na alteração da composição corporal do atleta. “Ao realizar o treino de força, a musculatura se expõe à microtraumas. Durante o treino, se gasta ATP (energia que o corpo precisa para sobreviver), e após o exercício, é necessário regenerar os músculos, havendo um aumento no gasto de energia”, explica Charles, acrescentando que “o trabalho de força altera a taxa metabólica basal e de repouso, e naturalmente, há um aumento de gasto de energia que auxilia na alteração corporal do indivíduo”.
 
Segundo O posicionamento do American College of Sports and Medicine e da American Heart Association, o gasto energético proveniente da realização de exercício físico deveria situar-se entre 1.000 e 2.000 kcal/semana. Durante o exercício aeróbico  é possível trabalhar com grandes agrupamentos musculares de forma contínua, e é constantemente apresentado por agências normativas da área da saúde como estratégia para que se atinja esse objetivo. Já os exercícios resistidos ocupam uma parcela menor do treino de pessoas visando aumento do gasto energético, tendo em vista as divergências de informações sobre o custo energético das sessões de treino, onde as evidências sugerem que a quando comparado ao exercício aeróbico, a contribuição do exercício resistido dá-se a longo prazo, pelo aumento da taxa metabólica basal.
 
Com o treino de força o volume da massa magra(músculo) aumenta, o metabolismo aumenta, consequentemente o gasto energético será maior, onde ocorre o emagrecimento. Foi verificado em estudos que existe utilização de gordura até 62% acima do “normal”, mesmo 14 horas após uma sessão de musculação!
 
No entanto, a musculação parece apresentar um gasto calórico inferior ao de modalidades aeróbias com intensidades moderadas a altas. O gasto calórico no treinamento depende de diversas variáveis como volume, intensidade, velocidade de execução e intervalo de recuperação entre séries e exercícios. O gasto energético de um homem de 70 Kg num treino de força na musculação chega a valores 7,2 Kcal/min, equivalente a 432 Kcal/h, já num treino aeróbio numa velocidade média de 18km/h, tem um gasto energético 10,8 Kcal/min, equivalente a 648 Kcal/hora de treino.
 
O ideal para ter um alto gasto energético é combinar os treinos resistidos, aeróbios, alimentação e descanso. Durante o treino de musculação a musculatura não utiliza a gordura como fonte de energia e sim o glicogênio (carboidrato) e a fosfocreatina (creatina fosfato) que são encontrados principalmente no fígado e músculos, a vantagem do treino resistido é a preservação e aumento da massa muscular, já nos aeróbios não garante a preservação da massa muscular mais utiliza a gordura e a glicose como fonte de energia.
 
Outros Artigos
 
 
Márcia Braga 
Personal Trainer
 
 
 
 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.